Conheça os famosos grãos que são base para uma alimentação equilibrada há milhares de anos.
![](https://aisca.org.br/wp-content/uploads/2019/11/alimentosmilenares.jpg)
Entenda por que alguns cereais como amaranto, chia e quinoa são chamados de supergrãos e também de grãos ancestrais e o motivo pelo qual eles ganham cada vez mais destaque na busca por uma alimentação saudável.
A dieta humana através dos milênios moldou a nossa trajetória evolutiva. Nos últimos milhares de anos aconteceram mudanças em nossos hábitos alimentares, e em milhões até mesmo na anatomia humana houveram transformações significativas, nos dentes e crânio, por exemplo, o que os cientistas e antropólogos acreditam estarem relacionadas à dieta.
Como ainda continuamos evoluindo, o papel crucial da alimentação não deixou de existir. E o que comemos hoje pode influenciar a direção que tomaremos amanhã.
As refeições são parte importante no dia-a-dia das pessoas, e por isso, atualmente o mundo inteiro está atento às propriedades nutricionais de diversos alimentos tradicionais. Até mesmo os grandes chefs de cozinha resolveram colocar alguns dos ingredientes mais antigos da cultura humana em evidência. Não à toa, eles já viraram tendência. Você sabe de quais alimentos estamos falando?
Vamos falar sobre os famosos cereais que são conhecidos atualmente como os grãos ancestrais, esse nome faz associação com a forma que esses grãos são plantados e colhidos, o processo continua o mesmo há milhares de anos. Eles também mantêm as mesmas propriedades nutricionais de milênios – são alimentos riquíssimos em proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas e antioxidantes.
O aumento da procura e do consumo fez com que cientistas e pesquisadores do mundo todo dessem grande atenção a esses grãos milenares. Os estudos mostram que alguns dos grãos ancestrais, oferecem mais proteínas, fibras e vitaminas do que outros cereais. Um exemplo está em um trabalho publicado neste ano pela Universidade de Florença, na Itália. A pesquisa constatou que o consumo regular de grãos ancestrais reduz significativamente o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque esses ingredientes têm alto poder antioxidante e anti-inflamatório. São também ricos em vitaminas do complexo B e E e minerais como magnésio, ferro e potássio, que protegem os vasos sanguíneos.
Vamos conhecer alguns desses grão ancestrais, confira a lista abaixo:
Quinoa
A quinoa é chamada de mãe de todos os grãos. Cultivada há mais de cinco mil anos na região dos Andes, possui alto valor nutritivo e funcional e é considerada por pesquisadores, agrônomos e nutricionistas como o melhor alimento protéico de origem vegetal. A quinoa pode ser encontrada em três versões: em grão, em farinha e em flocos. Cada um desses tipos pode ser consumido de uma forma, mas nutricionalmente são iguais.
Amaranto
O amaranto é uma semente que tem origem no Peru e foi bastante utilizada em cerimônias religiosas e na alimentação do povo inca, segundo a história. O grão é um dos poucos alimentos de origem vegetal que contêm proteínas com o balanço ideal de aminoácidos essenciais. Outros importantes nutrientes presentes no amaranto são o zinco, que é responsável pela ação de diversas enzimas no organismo, e a vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imune. E assim como todo cereal, o amaranto é ainda fonte de fibras solúveis, que melhoram a flora intestinal e promovem a sensação de saciedade por um tempo maior.
Chia
Também conhecida como semente mexicana, a chia, é rica em substâncias essenciais para o funcionamento do organismo, como ácidos graxos poli-insaturados, fibras e proteínas. Tem origem no México, e historiadores apontam que essas sementes foram importantíssimas na alimentação dos povos das antigas civilizações da América. Além ômega 3, uma gordura com ação anti-inflamatória que ajuda a prevenir o surgimento de diversas doenças ela também é fonte de minerais, como cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês, selênio e zinco.
Conheça outros os grãos de outros continentes que são menos conhecidos!
Painço
Cultivado e consumido há milênios na Ásia e na África, o painço é um cereal de grãos pequenos e arredondados ricos em proteínas, magnésio, fósforo, ferro, zinco e vitaminas do complexo B.
Sorgo
No mundo da gastronomia também conhecido como o grão maravilha, o sorgo tem conquistado cada vez mais pessoas ao redor do mundo. Originário das planícies africanas, contém ferro, zinco, proteínas, fibras e vitamina E e compostos fenólicos com alta capacidade antioxidante, que auxiliam no combate a doenças crônicas não transmissíveis como obesidade, diabetes e câncer.
Agora que você já conhece um pouco desses alimentos, que são há milhares de anos base para uma dieta equilibrada, use sua criatividade e tente colocá-los no seu dia-a-dia para manter hábitos saudáveis na sua alimentação.