Mudança no hábito alimentar em tempos de pandemia é tema de encontro gratuito e online promovido pela ABRAN com apoio da Academia Internacional de Saúde e Ciência dos Alimentos

Com o tema “Mudança no hábito alimentar na pandemia e seus impactos nutricionais”, a Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) com apoio da Academia Internacional de Saúde e Ciência dos Alimentos (AISCA), promoveram um webinar voltado para o público em geral.
Compartilhe

O encontro online apresentou um panorama de diferentes visões, desde a nutrologia, pediatria, nutrição, tecnologia de alimentos e varejo sobre como a sociedade tem se comportado durante a pandemia em relação à sua alimentação e saúde.  

O objetivo foi promover o compartilhamento de experiências e informações durante esse período de intensas transformações em todas as esferas da vida cotidiana, e principalmente como a suspensão das atividades devido à pandemia de COVID-19, impactou para uma alimentação e para a manutenção da saúde da população. Durante a transmissão do webinar, o público pode enviar perguntas e interagir com renomados especialistas por meio da reunião que aconteceu via Zoom. 

Com a mediação do presidente da ABRAN, Dr. Durval Ribas Filho, os três convidados donos de currículos ilustres com anos de experiência em suas áreas de atuação compartilharam com os espectadores informações e conteúdos extremamente relevantes. 

A seguir um panorama geral sobre a apresentação de cada um dos especialistas: 

Raquel Albernaz, diretora de logística do Ifood, primeira a se apresentar, levantou os principais pontos sobre como se deram as mudanças alimentares em cada uma das fases do isolamento social. Segundo a especialista em Consumer Insights, elas foram gradativas e novos hábitos foram instaurados na rotina das pessoas. Dados interessantes foram compartilhados pela profissional. Segundo pesquisas de empresas credenciadas como a Nielsen, Mindminers e dados internos Ifood: 

Já na fase atual da pandemia Raquel Albernaz concluiu que houve um  aumento de peso em parte da população, mas ao mesmo tempo o aumento de uma consciência coletiva sobre o papel da atividade física relacionado a saúde e a manutenção do peso, além de uma preocupação ampliada em relação à saúde física e mental. 

O Pediatra e nutrólogo, coordenador do Centro de Excelência em Nutrição e Dificuldades Alimentares, professor associado do Instituto Pensi, membro da AISCA, Dr. Mauro Fisberg, abordou o panorama da situação nutricional da população dentro do contexto da pandemia, que segundo o especialista passa por um aumento do excesso de peso em todos os níveis sociais e econômicos – mas ainda pior nas pessoas de baixa renda e no grande abismo que existe entre os impactos para os diferentes “brasis”. 

O profissional que faz parte do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo destacou o fato de que as crianças, principalmente as das classes mais baixas, fora da escola, perderam a sua rotina, a sua merenda e com isso consequências imediatas em relação à saúde colocaram- nas em risco físico e emocional ocasionando até mesmo ansiedade e depressão. O Dr. Mauro Fisberg ainda fez um alerta dizendo que a nutrição depende do nosso ambiente e ela deve ser orientada assim como as diretrizes para uma crise de saúde pública. Ao final concluiu que ainda não se pode fazer um balanço dos impactos e resultados em relação à deficiência nutricional causada pela pandemia, mas que há sim possibilidades para uma mudança de hábitos da sociedade. 

Para finalizar o ciclo de trocas e compartilhamento de conhecimento, a Dra. Geórgia Castro, Engenheira de Alimentos e Nutricionista, MSc. Ph.D. Coordenadora do comitê brasileiro da FIL/IDF e também membro da AISCA, trouxe para o debate temas relacionados à suplementação vitamínica de uma parte da população brasileira que incorporou este hábito de consumo em suas rotinas. Com uma visão respaldada por mais de 20 anos na área da indústria alimentícia, a especialista destacou que também houve uma mudança de comportamento em relação ao setor, com a incorporação de tecnologias para aliar praticidade e saudabilidade no dia a dia das pessoas que podem ter acesso a essas facilidades.

Ao final, durante as perguntas dos participantes aos palestrantes, os profissionais reiteraram a importância desse momento para a saúde pública, deixando diversas reflexões relacionadas aos impactos que ainda não sabemos quais serão em toda a sociedade. 

Os profissionais das diversas áreas abordadas no tema, e interessados no geral poderão assistir em breve o webinar na íntegra. acompanhe nossas redes sociais para saber essas e outras informações de valor.