O que são os emulsificantes
Você pode não saber exatamente o que o termo “emulsificante” significa, por isso nossa missão com este artigo é desmistificá-lo de uma vez por todas. Os emulsificantes são moléculas que permitem que uma substância à base de água se misture com uma substância à base de óleo. Por exemplo, na formação da maionese (uma emulsão), a gema age como um emulsificante natural, fazendo dessa forma a magia acontecer rendendo um delicioso ingrediente presente em diversos preparos culinários.
Faça o experimento de jogar algumas gotinhas de óleo em um copo de água, você vai poder observar que as estas duas substâncias não se misturam. Por isso, para obtermos em uma mistura homogênea desses dois ingredientes, usamos os chamados emulsificantes.
Os detergentes também são classificados como emulsificantes, pois suas moléculas se ligam à água e ao óleo, mas como você deve imaginar não é possível utilizar esse produto na produção de alimentos, já que suas moléculas não podem ser ingeridas, logo esta categoria fica restrita para o uso na limpeza, já que os detergentes são poderosos desengordurantes.
As moléculas que são usadas como emulsificantes de alimentos são diferentes das moléculas usadas na classe de detergentes, e a indústria alimentícia, obviamente, não faz o uso de detergentes para produzir alimentos. Um exemplo de emulsificante muito usado pela indústria, não nocivo à saúde, é a lecitina, que está naturalmente presente na gema do ovo, no grão de soja ou na semente de girassol.
Controle, quantidades e benefícios
Além disso, não há porque se preocupar com a presença desses aditivos presentes em muitos alimentos, já que as quantidades utilizadas são controladas rigidamente, no Brasil, pelos órgãos responsáveis [2] além da quantia colocada em um produto ser muito baixa. Por exemplo, o leite em pó integral tem o emulsificante lecitina em sua composição, o que facilita sua dissolução em água. Em 2 copos de leite reconstituído há cerca de 0,26g de lecitina. Para simplificar: um ovo grande contém cerca de 0,88g de lecitina (1,2), agora acreditamos que fique mais fácil para você entender a razão de não criarmos pânico em relação ao consumo de alimentos que contenham em sua composição ingredientes como o emulsificante.
Outro ponto positivo é que a lecitina é formada, principalmente, por uma substância chamada colina, que ajuda na digestão de gordura e no transporte de nutrientes para dentro das células do nosso corpo. O corpo humano produz pequenas quantidades de colina, por isso o consumo de alimentos que a forneçam é importante para uma alimentação adequada [1].
Para concluir…
Agora você já sabe o que são os famosos emulsificantes, não há motivos para temê-los principalmente por eles estarem naturalmente presentes nos alimentos ou então por serem adicionados em alimentos processados. Por fim, a mudança de hábitos de consumo por motivos de saúde tem causado uma transformação na alimentação da população, que busca cada vez mais alimentos que possam nutrir e trazer benefícios à saúde. Por isso, é muito importante sempre se orientar com informações completas e confiáveis sobre qualquer alimento que você for colocar como parte da sua alimentação, e não criar um receio infundado, restringindo o consumo à ingredientes que fazem parte do nosso dia a dia.